2021

A Proplan informa o lançamento dos Editais 001/21 (PaEPE I) e 002/21 (PAePE II). Os Editais foram elaborados pela comissão responsável pela elaboração do Edital PAEPE 2021, instituída pelo reitor por meio da Portaria UFES n. 692, de 14 de dezembro de 2020. Participaram desta comissão representantes da PROPLAN, da PROAECI, da PROGRAD, da SEAD, da STI, bem como presidentes de comissões de seleção PaEPE de Goiabeiras, Maruípe, São Mateus e Alegre. https://boletim.sigepe.planejamento.gov.br/publicacao/detalhar/50095(link is external)

Os Projetos de apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão terão vigência entre 01/03/21 e 31/05/2021, prorrogável mediante Edital específico a ser publicado pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e se destina a alunos de graduação regularmente matriculados na Ufes, com carga horária mínima de 180h, nos termos da Resolução CUn 35/2017.

Conforme cronograma presente ao Anexo I dos editais, o certame terá início já no dia 29 de janeiro de 2021, momento no qual os gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas deverão encaminhar à PROPLAN a portaria de composição de suas Comissões de Seleção e Acompanhamento (CSA), pelo e-mail paepe.proplan [at] ufes.br ((link sends e-mail))

Após, os docentes, técnicos administrativos e gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas, conforme cronograma, poderão submeter projetos (modelo Anexo II) entre os dias 01 e 08 de fevereiro de 2021. Salientamos que a modalidade Paepe I é direcionada à monitoria de disciplinas, e que a modalidade PaEPE II é destinada ao apoio administrativo – EARTE, cuja definição do escopo de atividades segue descrita no referido Edital.

Os docentes ou técnicos-administrativos interessados deverão protocolizar (via Lepisma) os projetos junto à Secretaria da Unidade Acadêmica ou Administrativa, ou secretarias de graduação/colegiados de curso, no caso dos Centros de Ensino. Os projetos selecionados deverão ser encaminhados em arquivo editável (word ou similar) para a comissão de seleção e acompanhamento da Unidade Acadêmica ou Administrativa realizar o cadastro no Sistema Integrado de Bolsas.

Até o dia 12 de fevereiro de 2021, caberá aos gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas a indicação do quantitativo de bolsas a ser alocado em cada modalidade (PaEPE I ou II), obedecendo-se o limite de bolsas oportunizado pelo Anexo II da Resolução CUn 35/2017. Também nesta data, os gestores das Unidades Acadêmicas e Administrativas que objetivem suplementar seu quantitativo de bolsas com o aporte de recursos próprios, deverão informar à Proplan no canal de comunicação acima disponibilizado.

Entre os dias 22 e 28 de fevereiro de 2021, abre-se o período de inscrição dos estudantes candidatos às bolsas nos projetos selecionados. Considerando ambas as modalidades, os estudantes poderão se inscrever em, no máximo, dois (02) projetos.

Após, as Comissões de Seleção e Acompanhamento (CSA) procederão à 1ª Etapa de seleção, que consiste na classificação dos candidatos em cada um dos projetos selecionados a partir dos critérios de vulnerabilidade socioeconômica e de mérito acadêmico. Esta etapa ocorrerá entre os dias 01 e 04 de março de 2021

Na sequência, entre os dias 10 e 11 de março de 2021, caberá ao coordenador do projeto selecionado empreender a 2ª Etapa de Seleção, que consiste, respeitando-se a lista de classificação elaborada na 1ª Etapa, na averiguação e comprovação dos perfis e requisitos dos bolsistas previamente informados nos projetos, quando de sua submissão. O início das atividades dos bolsistas está previsto para o dia 11 de março de 2021.

Distribuição da Bolsas:

Unidades Administrativas Bolsas