COMUNICADO DA CARAP-CCS SOBRE O CONTROLE DE RISCOS NAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

"Conforme divulgado anteriormente pela Administração Central da UFES, o semestre letivo 2022/1 iniciou seguindo as diretrizes da Fase 4 do Plano de Contingência da UFES, o qual prevê atividades acadêmicas e administrativas presenciais com controle de riscos.

Nessas primeiras semanas de aula, entendemos que o esforço individual e coletivo para controlar os riscos contribuirá para a migração à fase seguinte do Plano de Contingência. Dessa forma, a CARAP-CCS gostaria de reforçar as principais decisões e recomendações dos Conselhos Superiores e do Comitê Operativo de Emergência (COE) da UFES publicadas em resoluções e Plano de Biossegurança atualizado, conforme listado abaixo:

1.      Uso obrigatório de máscara em locais fechados, e em locais abertos quando houver aglomeração;

2.      Uso obrigatório de máscara de proteção facial nos ambientes de assistência à saúde, tais como IOUFES, Clínica Escola, Ambulatórios (incluindo salas de espera de ambulatórios), conforme previsto na Portaria nº 060-R/2022-SESA;

3.      Manutenção das medidas de precaução tais como higienização das mãos e adoção da etiqueta respiratória;

4.      Adoção preferencial de ventilação natural, tais como portas e/ou janelas abertas;

5.      Vacinação;

6.      MONITORAMENTO da COVID-19: monitoramento e isolamento de indivíduos com sintomas respiratórios. A CARAP-CCS solicita, ainda, que os diversos setores continuem executando a coleta e envio de dados para a nossa comissão, de indivíduos com sintomas respiratórios com testagem (positiva ou negativa). A CARAP-CCS continuará publicando os dados unificados por meio de boletins informativos na página do CCS. Ressaltamos que, apesar de o COE ter instituído um formulário de coleta de dados para toda a Universidade, o mesmo recomendou que mantivéssemos o nosso sistema de coleta previamente implantado no CCS.

7.      Testagem de casos suspeitos: está disponível um posto de testagem para COVID-19 nas dependências do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (conhecido como antigo NTS), de segunda a sexta, de 7-16 h, com atendimento por ordem de chegada para a comunidade interna da UFES (https://www.ufes.br/conteudo/posto-de-testagem-para-covid-19-reabre-nesta-quarta-4-no-campus-de-goiabeiras)

O Plano de Biossegurança atualizado, elaborado pelo COE, pode ser acessado na íntegra no link: https://comunicacao.ufes.br/sites/comunicacao.ufes.br/files/field/anexo/plano_de_biosseguranca.doc_final-gestao_atualizado_1.pdf#overlay-context=pagina-oculta-hospedagem-de-imagens-e-arquivos

Desejamos um excelente semestre letivo a todos."

Comissão de Acompanhamento do Retorno das Atividades Presenciais do CCS