PICsUFES - Práticas Integrativas e Complementares: contribuições para a Saúde, para o Ensino e para o Serviço

O Grupo de Pesquisa PICsUFES teve suas atividades institucionalizadas na PRPPG desde 2017, coordenadas pela Prof. Dra. Magda Castro (Departamento de Enfermagem / CCS /UFES).

O grupo vem fortalecendo a concepção da Educação Interprofissional (EIP) integrando em sua equipe acadêmicos, professores, pesquisadores, estudiosos, terapeutas e trabalhadores da saúde com formação em distintas áreas de conhecimento.

O PICsUFES é composto por: enfermeiras (egressas da UFES), farmacêuticos, fisioterapeuta, nutricionista, educador Físico, acadêmicos (enfermagem, medicina e nutrição), trabalhadores de saúde do SUS das Prefeituras Municipais de Vitória, Serra e Cariacica, residentes do ICEP, doutoranda, pós doutoranda, professores do CEUNES e do CCS envolvendo vários departamentos desta universidade.

Desde sua criação, o Grupo extrapolou as fronteiras do CCS e da universidade, sendo procurado por docentes da rede privada do ES, terapeutas e docentes de MG, pesquisadoras da FIOCRUZ / RJ, acadêmicos de medicina (de instituições do interior do Estado do ES e Ribeirão Preto/SP) e pós doutoranda da UFRJ.

Desde o início da pandemia, houve um aumento expressivo da participação popular no grupo por meio das reuniões científicas abertas, oficinas e palestras on line, atraindo muitos profissionais e usuários dos serviços de saúde, buscando nas PICS uma possibilidade de promover saúde e bem estar.

Quanto à formação nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o PICsUFES tem membros com formação em reiki, aromaterapia, meditação, yoga, auriculoterapia, arteterapia, cromoterapia, terapia de florais, estudiosos da Medicina Tradicional Chinesa e fitoterapia.

Atualmente, o grupo está promovendo uma atividade on line de meditação guiada, aberta ao público em geral, que pode ser acessada por meio das nossas mídias digitais. Se você está em busca de qualidade de vida, cuidado integral e conhecimento, entre em contato conosco!

Nossas Mídias:

Instagram: @pics.ufes