LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA MOLECULAR E IMUNOHISTOQUÍMICA – LHMI

SOBRE O LHMI
 O conhecimento e o avanço tecnológico das últimas décadas demandaram também uma verdadeira revolução nos procedimentos e na instrumentação necessárias para o estudo do ser vivo, desde a produção de imagens e estruturas com altíssima resolução até a manipulação controlada de genes e de sua expressão. As técnicas moleculares disseminaram-se em múltiplas áreas da ciência como a genética, fisiologia, imunologia, zoologia, botânica e outras.
O LHMI está diretamente vinculado ao CCS da UFES e visando acompanhar esses avanços tecnológicos a UFES através dos Laboratórios Multiusuários e especialmente o LHMI oferece um conjunto de equipamentos para histologia e imunohistoquímica destinados à realização de experimentação científica, que através do sistema de facilidades permite o acesso livre aos interessados no uso desses equipamentos, apoiando atividades de pesquisa da pós-graduação, iniciação científica, ensino e extensão universitária ou atendendo à comunidade externa, dessa forma garantindo o acesso a todos os pesquisadores interessados segundo normas do seu regimento interno.
LOCALIZAÇÃO
O LHMI, localiza-se na Avenida Marechal Campos, 1468, em Maruípe, sala 09, andar térreo do prédio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFES).

Diretora
 Profª. Dra. Cristina Martins e Silva
cristina.silva [at] ufes.br
Departamento de Ciências Fisiológicas 27 3335-7559

Equipe Técnica
Danielle Lessa Junger  - Técnica de Laboratório/siapeUFES-2189665
Mário Armando Dantas – Biólogo/siapeUFES-1172819

Laboratório de Histologia Molecular e Imunohistoquímica (LHMI)

O LHMI encontra-se em área própria de 40m2 (quarenta metros quadrados), e dispõe de:

- 02 (dois) Criostato Leica CM1850;
- 01 (um) Microscópio Leica 2500 para microscopia de transmissão e fluorescência;
- 01 (uma) Câmera Leica DFC 310 FX com software para captura de imagem;
- 01 (uma) Plataforma de congelamento para micrótomo;
- 01 (uma) Bomba peristáltica Harvard/Instech para a perfusão de órgãos;
- 01 (um) Equipamento de produção de água tipo I - osmose reversa;
- 01 (um) Refrigerador 150L;
- 01 (um) Agitador orbital;
- 01 (um) Agitador circular;
- 01 (uma)capela;
- 02 (dois) splitters
- armários modulados e bancadas.

SERVIÇOS

O LHMI têm como finalidade disponibilizar equipamentos de alto custo e caráter multiusuário nas áreas de histologia e imunohistoquímica, bem como técnicos qualificados para seu manuseio.

AGENDAMENTOS

1. Enviar e-mail para o endereço lhmi.ufes [at] gmail.com solicitando utilização do laboratório.
2. Será enviando para o usuário ficha para CADASTRO que deverá ser preenchida e reenviada eletronicamente. Esse cadastro deverá também ser impresso, assinado e entregue no LHMI quando o usuário for fazer o treinamento obrigatório, que será previamente agendado.
3. Assim que o usuário for cadastrado o mesmo terá acesso a agenda eletrônica do LHMI e poderá fazer as solicitações de uso de acordo com as normas do LHMI e as suas necessidades.

Reuni