Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos

O CEP do Centro de Ciências da Saúde (CEP/CCS/UFES) é registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS) desde junho de 1997. A atual composição do CEP/CCS/UFES atua garantindo o cumprimento à Resolução CNS nº 196/96, tem mandato de janeiro/2011 a dezembro/2013 e foi nomeada pelo Diretor do CCS conforme Portaria 030/2011 de 17/03/2011.

O comitê de ética em pesquisa com seres humanos (CEP/CCS/UFES) é um órgão institucional que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados. É um comitê interdisciplinar e independente, responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvam a participação de seres humanos.

A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa. Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.

O CEP também tem caráter consultivo e fornece orientação acerca de como tornar explícita, no projeto de pesquisa, a garantia de respeito aos princípios éticos de não maleficência, beneficência, justiça e autonomia aos sujeitos.

Entretanto, para que o CEP alcance esses propósitos, é também indispensável que pesquisadores, professores e estudantes não entendam o encaminhamento de seus projetos ao CEP como uma mera tarefa burocrática, uma simples etapa que foi criada e que deve ser superada para a execução suas pesquisas. É fundamental reconhecer e estabelecer um diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes e membros do CEP, ratificando o compromisso institucional com o conhecimento científico, socialmente relevante e eticamente estabelecido, sobre os problemas de saúde da população.

Imbuídos deste espírito, com satisfação convidamos a todos os pesquisadores, professores e estudantes participar do exercício da ética no ensino-pesquisa envolvendo seres humanos!

Informações complementares

---> Calendário das reuniões do CEP/CCS/UFES
--->Roteiro para elaboração do TCLE
---> Membros e contatos do CEP
---> Leis e Instruções Normativas
---> Submissão de projetos
---> Curso: Ética em Pesquisa
---> Links interessantes

Encontram-se em funcionamento na Universidade Federal do Espírito Santo 03 (três) Comitês de Éticas:

Contatos

O CEP/UFES- Goiabeiras para atender aos Centros de Ensino do campus de Goiabeiras.

Telefone: (27)3145-9820

E o CEP/ CCS/ UFES para atender aos pesquisadores com vínculo no Centro de Ciências da Saúde:

Universidade Federal do Espiríto Santo
Comissão de Ética em Pesquisa com Seres Humanos